Estratégias para o sucesso da sua Black Friday
A Black Friday está chegando e se tornou uma grande vitrine para os lojistas atraírem novos clientes, aumentarem as vendas em curto prazo e renovarem seus estoque de produtos. Para as empresas que realmente aderem a estratégia de forma sincera, clara e coerente é uma ótima ferramenta de marketing, pois poderá fidelizar os clientes através do bom atendimento e pela sua transparência.
Para que sua Black Friday seja um verdadeiro sucesso continue lendo esse post com as dicas do time de marketing da Gulgielmin:
- Planejamento é tudo!
Planejamento é fundamental para qualquer estratégia, então o primeiro passo a definir é:
- quais os produtos serão ofertados;
- estratégias de marketing para divulgação;
- quais serão os canais de venda;
- qual será o seu temao;
- qual será o investimento para a Black Friday.
Cuidado em calcular os descontos de cada produto. Analise detalhadamente a precificação de cada produto para que seja justo para você e os consumidores. Ofereça descontos progressivos quando possível.
Tenha objetivos realistas. São eles que vão possibilitar a elaboração de uma estratégia de marketing mais eficiente e que irá determinar o que precisa ser preparado para alcançar estes objetivos.
2. Prepare sua loja
Realizar uma ação diferenciada em seu estabelecimento poderá definir o sucesso dessa promoção fidelizando os novos clientes. Crie uma identidade para a sua Black Friday: decore sua empresa com o tema escolhido com banners, faixas, displays e tags personalizadas. Deixe o ambiente preparado para o grande dia e ainda divulgue e data.
Engaje sua equipe! Uma ótima forma é através das camisetas personalizadas, além da excelente visibilidade para a sua Black Friday, irá motivar a sua equipe e demonstrar aos consumidores organização e preparação para a grande demanda.
3. Divulgue
Quando definiu seu planejamento, você já deve ter estipulado a verba e as estratégias de marketing para a divulgação da Black Friday com base na sua meta, correto?!
Divida a sua verba em mais de um canal de acordo com a presença do seu público-alvo neles, investir em mais de um canal alcançará maior público em um curto período.
Algumas ferramentas disponíveis para investir:
- Google Ads como remarketing e anúncios específicos com a Promoção;
- Facebook Ads;
- Captura de Leads no mínimo 60 dias antes;
- Envio de e-mail marketing para a sua base de clientes e campanhas segmentadas;
- Crie muito vídeos com os produtos que estarão em oferta, mostre sua loja decorada e o engajamento da sua equipe;
- Produza embalagens personalizadas com o tema da sua Black Friday;
- Crie um grupo de WhatsApp com seus clientes e ofereça em primeira mão os descontos, cupons ou diferenciais para o pagamento;
- Faça uma parceria com um influencer para anunciar a sua promoção.
Essas são algumas formas de transformar sua Black Friday em um grande sucesso, mas a principal delas é o bom atendimento acima de tudo!
Autora: Larissa Reis Justiniano (Gerente de Marketing Grupo Gulgielmin).